domingo, 28 de março de 2010

?!

Estamos a metade do 2º semestre do 2º ano do Mestrado Integrado em Psicologia.
O tempo está a passar TÃO depressa que até me assusta.
Se bem que no primeiro ano não era bem assim. Avisaram-me, logo que entrei para a universidade que no inicio iamos todos às aulas, mas lá para o 2º semestre o anfiteatro ia estar com praí 30 pessoas (somos 200). E eu acenava, como se acreditasse nisso mas sempre a pensar "Quer dizer, as pessoas escolheram um curso, e conseguiram entrar, e vão estar a faltar?! Estamos finalmente a estudar coisas que gostamos.". Então, durante o 1º semestre fui a TODAS as aulas...
No segundo semestre, a história foi diferente. "Para que é que vou às aulas? Fico na conversa, ou não ouço o que o prof diz porque outras pessoas estão na conversa. Quando houver exames vou à D. Alice buscar a bibliografia, leio-a na noite anterior e tá optimo". Nesse semestre, não fui a aulas quase nenhumas, deitava-me às 6h da manhã, acordava às 4h da tarde e via séries. Basicamente, era isto.
O primeiro semestre do primeiro ano começou precisamente da mesma forma. Até que me dei de conta da parvoice que estava a fazer. Lutei para ter média suficiente para entrar em Psicologia na UC. E agora nem vou às aulas?! Foi aí que me dei de conta que havia de aproveitar as aulas, o convivio com o pessoal da turma, etc. E assim fiz. Fui a todas as aulas de Raciocinio e Linguagem, pelo menos (a cadeira considerada mais chata, por 99% dos alunos). E "surprise, surprise": Gostei!
No fim do semestre, eramos 7 no anfiteatro para a aula de RL. Sete. Em quase 200. Parece-me que há qualquer coisa de errado nisso. Não?
Pior, ouço pessoas que dizem que não gostam do curso. Se não gostas, porque é que estás a ocupar uma vaga que podia estar preenchida por uma pessoa que queria MESMO estar no teu lugar?
A grande maioria das pessoas do curso andam lá, vão às aulas uma ou duas vezes por mês, ou então vão para estar na conversa, a chatear quem quer ouvir. Se por acaso estás a tirar apontamentos é "Tão aplicadinho! Meu Deus! És mesmo um conas". E se for preciso, pedem, quando estão às rasca, os apontamentos... e ainda ficam todos felizes por ter um 10 numa cadeira ("passei. O resto não interessa"). Pessoa, tenham cuidado que daqui a nada temos que nos inscrevermos no Mestrado, e se não têm média, vão parar num que não gostam! Mas sim, "ainda falta muito". Anyway,
Por isso, pensem mesmo qual é o curso que querem. E quando entrarem, pensem que são uns sortudos por lá estar. Por isso, aproveitem tudo o que vos é oferecido! Pessoal, é altura de se armarem em espertos.

4 comentários:

Joana disse...

isso parece-me uma boa verdade, apesar de ainda andar no 12º ano.. e vou ter em conta o conselho :) é sempre bom*

Joana disse...

Hum.. por acaso ainda pensei em Psicologia, mas escolhi este ano e acho que não é bem para mim..
Mas Coimbra! Eu queria ir para Coimbra, o pior é a média :(

Joana disse...

Ciências Farmacêuticas, mas para isso não tenho mesmo média :( Então estava a pensar ir para Bioquímica ou Enfermagem.. mas agora ando indecisa com tudo :x

Joana disse...

Ah, que simpática :D Obrigada.
Mas pronto, acho que vou andar indecisa até ao último minuto :x